Há Festa na Aldeia | Oficina de escrita criativa | os resultados
A Associação das Aldeias de Portugal propõe uma estratégia de desenvolvimento descentralizada e em rede, procurando sinergias entre a população rural e urbana, sustentada em formas renovadas de valorização do património, reforçando o tecido económico e a capacidade de organização das comunidades, baseada na cultura e no turismo.
Esses são os pilares que servem de base a todas as iniciativas Há Festa na Aldeia.
Na impossibilidade de um trabalho de proximidade, no terreno, a oficina de escrita criativa surgiu neste âmbito e temos muito orgulho em partilhar convosco os resultados. Do trabalho dos participantes, resultaram 9 contos individuais. Histórias de memórias viva, algumas antigas e esbatidas, outras saídas da imaginação, essa que não tem limites, mas todas enaltecendo o nosso território rural.
Sem mais, anunciamos os três vencedores.
Fabíola Mourinho, Collete Canteiro e Manuel Amaro, os nossos parabéns!
Os contos serão editados em livro e disponibilizados digitalmente.
Aqui está a publicação do resultado de um trabalho que gostei muito de fazer.
Fomos desafiados a escolher uma das aldeias do site Aldeias de Portugal (https://www.aldeiasdeportugal.pt/) e escrever uma história passada nessa aldeia, incluindo na mesma história, a resposta a vários desafios de escrita.
A aldeia que escolhi foi Freixo de Numão (https://www.aldeiasdeportugal.pt/aldeia/freixo-de-numao/) e a história, tratava de um homem que deixou a terra há cinquenta anos, devido a uma situação complicada. O seu regresso em 2020, é acompanhado de um jornalista, a quem ele vai contando o seu passado.
Por ter sido uma das três escolhidas pelos organizadores, vai ser agora publicada.
Seguem-se um excerto das simpáticas palavras que me foram enviadas pela parte dos responsáveis do concurso:
"Escrevo, com muito gosto, para anunciar que foi um dos vencedores do nosso concurso de escrita criativa, não só pelo cumprimento exemplar dos desafios propostos mas pela excelência dos conteúdos e o cuidado em manter vivo um património tão importante. Muitos parabéns!"
0 comments:
Enviar um comentário